![]() |
Imagem: Reprodução Redes Sociais |
É interessante ver como o que aparece mais é a parte da política mais caricata, tanto da esquerda quanto da direita. Tanto na mídia quanto nas redes sociais o que prevalece é a montanha de bobagens e esteriótipos que cada um faz de seu próprio viés político ou dos viéses que discordam. Então alguém em contato só com estes ambientes pode achar que a esquerda se resume só a essa forma caricata, como a militância de mentalidade mais rasteira se comporta. Um antídoto para isto é conhecer alguns dos esquerdistas que têm orientado a mentalidade mais sofisticada a que de fato orienta as ações políticas das lideranças esquerdistas. Vejam a seguir
Paul Singer: ele é economista de tendência marxista, pai de André Singer, que segue os passos do pai orientando a mentalidade petista. Importante notar que nesta visão socialista da economia, se rejeita abertamente a ideia de estatizar toda a economia. Vejam alguns de seus artigos:
E um artigo falando sobre o trabalho dele:
André Singer: Como já foi citado, filho do Paul Singer, fala sobre as tendências políticas. Seu público é principalmente petista. Vejam um debate dele:
Um artigo de André Singer: As raízes históricas do Lulismo
Há também uma expressão muito usada pelos círculos petistas chamada o socialismo do século XXI, então deixo dois livros sobre o tema. O primeiro é de uma autora que desconheço e o segundo foi escrito por Valter Pomar e Marco Aurélio Garcia, ambos petistas famosos do partido. O termo foi criado para diferenciar do socialismo soviético.
Socialismo do século XXI: