terça-feira, 12 de maio de 2015

Todos os brasileiros estão livres!


Imagem: Reprodução Redes Sociais
Sempre procuro ter uma referência literária para as coisas que acontecem no nosso dia a dia. Faço isso porque sei que os grandes gênios humanos que nos legaram narrativas extraordinárias conseguem vem além do alcance, nos auxiliando a entender bem o que se passa bem diante das nossas fuças. Veja a lei que no último dia 8 de maio entrou em vigor, após sanção presidencial, a lei federal nº. 13.117, que institui o Dia Nacional da Liberdade.

Isto é altamente significativo e me fez lembrar de um livro de George Orwell, A revolução dos bichos, uma fábula sobre a tirania estabelecida por um porco numa fazenda que se rebelou contra o fazendeiro opressor. Napoleão, o porco tirano, é a representação animalesca de ninguém menos que Josef Stálin. Pois bem. 

Na história, após tomar e se estabelecer no poder mediante um poderoso aparato de propaganda, de trapaças, negociações espúrias, exploração dos animais da fazenda e da eliminação de seus adversários e daqueles que poderiam de alguma forma ameaçar seu poderio, Napoleão, já senhor da fazenda e dignamente vestido e andando sobre duas patas como homem, proclama:

- A Revolução acabou. Todos os animais estão livres!

Com a entrega desta nova lei à nação, está dado o grito orwelliano de liberdade no Brasil:

- Todos os brasileiros estão livres!

E aí de quem discordar...

Por Arthur Dutra, editor-chefe da revista "O Coyote"




Por Arthur Dutra



Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

UOL Cliques