quinta-feira, 28 de maio de 2015

Estadão apela ao “jornalismo” mais cretino e desprezível para atacar manifestações pró-liberdade


Imagem: Reprodução Redes Sociais
Atualizado às 02:56 de 28/05/2015

Ontem, 27/5, a proposta de financiamento exclusivamente público de campanha caiu. Excelente. Sabem por quê? Por que, dentre outras formas de aparelhamento estatal para fazer propaganda, o governo petista usa a mídia para fazer campanha para seu partido, mentindo a torto e a direito contra qualquer um que se opuser aos bolivarianos. Isto é conquistado a partir de verbas estatais para anúncios. Alias, uma proposta que a Câmara deveria discutir é o fim do dispêndio de dinheiro estatal em anúncios de qualquer tipo.

Um exemplo de como a mídia pode ser desonesta está nesta manchete onde o Estadão diz que movimentos adeptos da liberdade estão se manifestando para "rejeitar" taxação de grandes fortunas. Na verdade, a matéria fala não do Movimento Brasil Livre, mas de pessoas do Vem pra Rua e outros movimentos.

O detalhe é que "rejeição à taxação de grandes fortunas" não é o motivo principal das manifestações. Hoje em dia qualquer um sabe que esta é uma proposta demagógica que o PT inventou para (tentar) conquistar apoio perdido. É verdade que os liberais não defendem taxação diferenciada para fortunas, pois defendem o empreendedorismo, e torcem para que os empreendedores fiquem no país, trazendo empregos - curiosamente, mesmo sendo tucanos, os membros do Vem pra Rua defendem uma visão menos estatólatra e demagógica do que aquela defendida pelos bolivarianos. Eles sabem que propostas assim afugentam investidores, como tem ocorrido na França. Mas nem de longe esse é o motivo das manifestações.

Mas aqui vai outra ideia liberal: lutar contra a entrega de fortunas, na forma de verbas estatais, para empresas de mídia distorcerem os fatos para propagandear um governo mais sujo que pau de galinheiro. Que tal?

Está aqui uma ideia de frame: "fim das fortunas gastas em anúncios estatais para mídia". Já sabemos que isso o Estadão não vai querer, certo?

Jornalismo de escória moral é isso aí.
Por Luciano Ayan
Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

UOL Cliques