sábado, 11 de abril de 2015

Para que Dilma quer "banda larga para todos"?


Imagem: Ichiro Guerra
Por Luciano Ayan

Agora a "nova" de Dilma é um projeto para levar Internet com velocidade de 25 Mbps a 98% dos domicílios até 2018, segundo a Folha. De onde viria a grana? O governo entraria com R$ 15 bilhões e as teles com o restante. Os recursos públicos viriam do Fistel (Fundo de Fiscalização das Telecomunicações), hoje com R$ 47 bilhões em caixa para pagar as contas da Anatel e outros fundos setoriais. Ou seja, a coisa já começa suspeita. 

Mas qual o "cui bono"? Uma análise política pela ótica da dinâmica social precisa mapear comportamentos em relação a determinados padrões já documentados em uma base de conhecimento. 

O fato é que o #HumanizaRedes, novo site do governo, é um grande golpe na liberdade de expressão. O governo acredita que nós não teremos disposição suficiente para pressionar o Congresso e exigir que os parlamentares peçam o fechamento deste site. O que deveríamos fazer é exigir que qualquer filtro de denúncias seja gerenciado exclusivamente pela Polícia Federal. Isto é, o PT conta com a tradicional falta de disposição da direita brasileira em lutar pela sua liberdade. 

Se o PT não for parado neste objetivo, conseguirá censurar a Internet e garantir que toda e qualquer oposição esteja limitada em sua expressão, mas ao mesmo tempo nenhuma punição será feita aos MAV's. É aí que fazer quanto mais brasileiros terem acesso à Internet (bancada pelo governo) irá retornar seus dividendos. 

Basta que pressionemos o Congresso para que o #HumanizaRedes seja fechado que o PT desiste desse plano de "banda larga para todos" rapidinho. (Não que eu não queria banda larga de graça. Eu até quero. Mas sabemos que essa não é a intenção do governo petista.)
Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

UOL Cliques