quarta-feira, 29 de abril de 2015

Os escândalos sobre a Fundação dos Clinton não cessam de aparecer


Imagem: Reprodução Redes Sociais
Por Alexandre Borges

Os escândalos sobre a fundação dos Clinton, que recebia doações milionárias de lobistas para influenciar as decisões do casal nos seus respectivos cargos, continuam aparecendo e ficando cada vez mais difíceis de explicar.

É um mensalão com anabolizantes, com provas quase irrefutáveis de tráfico de influência, e se os EUA ainda não estiverem totalmente desfigurados o casal Clinton deve ter muito trabalho com a justiça nos próximos meses.

Dito isso, algo que muito me incomoda ainda não ganhou as manchetes: a quantidade de dinheiro efetivamente gasto com caridade, o que não é exatamente privilégio dessa fundação mas de muitas que captam verdadeiras fortunas por aí para manter escritórios suntuosos, bancar viagens nababescas e enriquecer burocratas da filantropia, enquanto o que sobra para quem precisa é apenas uma pequena fração do bolo.

A ONG dos Clinton, segundo seus próprios relatórios, gastou em 2013 apenas 10% do que ganhou em filantropia, uma média que tem sido mantida ano após ano. A fundação gastou o dobro com viagens, aluguéis e materiais de escritório. Para cada dólar gasto em caridade, dois dólares com o dolce far niente.

Alguns dos principais programas assistencialistas da fundação Clinton estão recebendo nada ou quase nada em dinheiro, mas as despesas com viagens e hospedagens, além de salários e benefícios, só aumentam. É uma instituição que, mesmo privada, mimetiza o padrão de desperdício perdulário e fraudulento de estatais. Políticos podem sair do governo mas é quase impossível o governo sair de dentro deles.

É realmente lamentável como muitas dessas fundações ditas filantrópicas, especialmente de políticos, são apenas grandes esquemas para lavagem de dinheiro e enriquecimento de espertalhões às custas de causas humanitárias. Se houver inferno, um lugar de honra deve estar reservado para esse tipo de gente.
Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

UOL Cliques