sexta-feira, 3 de abril de 2015

Governo quer censurar profissionais da PF


Imagem: Reprodução Redes Sociais
Por Pedro Henrique

Desde a semana passada, a estatal EBC (Empresa brasileira de comunicação) busca censurar memes de seus funcionários. Voces já devem conhecer outras táticas de censura do governo petista como a censura econômica da mídia e o marco civil da internet, mas parece que a nova tática é censurar os funcionários do Estado. A polícia federal recentemente lançou um código de ética que proíbe os policiais de "divulgar manifestação política ou ideológica conflitante com suas funções." e "conceder entrevista à imprensa em desacordo com os normativos internos".


O primeiro trecho citado é claramente censura. NINGUÉM pode ter um direito tão fundamental para a democracia, que é a manifestação da opinião política, cerceado. O segundo não envolve tão claramente a censura, pois poderia haver segredos da polícia que não podem ser divulgados, porém, como a expressão 'desacordo' é vaga o suficiente para dar margem a censura da opinião, também é uma forma de censura. Os dois trechos já são uma afronta à democracia e a livre manifestação, mas o que choca mesmo é a forma como se busca aplicar estes princípios. Vejam o trecho:
Obter autorização prévia e expressa do titular da unidade administrativa ao qual esteja subordinado, para veicular estudos, pareceres, pesquisas e demais trabalhos de sua autoria, desenvolvidos no âmbito de suas atribuições assegurando-se de que sua divulgação não envolverá conteúdo sigiloso, tampouco poderá comprometer a imagem do departamento de polícia federal.
Este trecho estabelece o fim da liberdade de pensamento para policiais federais. Eles não são serão apenas censurados por manifestações consideradas inadequadas pela instituição, como ficam obrigados a reportar de antemão qualquer divulgação relacionada ao seu trabalho, independente de estarem ou não adequados às normas da instituição e do código de ética.O presidente da associação nacional dos delegados da PF, Marcos Leôncio de Sousa Ribeiro, também vê censura. Ele ainda destacou que o código de ética não passou por uma discussão ampla entre os policiais federais, sendo decidida autoritariamente pelos chefes da instituição, o Conselho Superior de Polícia.

Este tipo de controle dos policiais federais provavelmente vem em resposta às greves feitas no ano passado contra o controle da instituição pelo governo petista.O presidente da federação nacional das polícias federais na época chegou a pedir "o fim da politicagem dentro da Polícia Federal" que destrói a PF. Também é sempre bom lembrar da entrevista de Romeu Tuma Jr, delegado gabaritado, que tem denunciado os processoss de aparelhamento da polícia e de assassinato de reputações criado pelo PT. Vejam um vídeo com os melhores momentos da entrevista:





E os petistas ainda tem a cara de pau de que a corrupção está sendo descoberta por que Dilma deixa ou manda investigar. Governo democrático nenhum do mundo tem o poder de mandar ou proibir a polícia de investigar. Este tipo de declaração é a confissão do aparelhamento petista da polícia.
Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

UOL Cliques