quinta-feira, 2 de abril de 2015

Edinho, o "moderado", só pensa em ações ditatoriais


Imagem: Reprodução Redes Sociais
Por Pedro Henrique

Em sua primeira exclusiva, o novo ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), Edinho Silva (PT), já deixou claro que vai continuar a narrativa delirante do partido. No início, ele até diz que o governo se expressou mal ao falar em investir apenas em publicidade. Disse que na verdade o governo quis dizer que iria investir em comunicação, e comunicação significa dialogar com a sociedade e não apenas investir em propaganda. No entanto, ele logo revela que vai continuar com a narrativa antidemocrática do PT de que o governo petista não erra nas suas propostas, apenas na forma de propagandeá-las.

Diante da pergunta "Acha que o desgaste do governo está ligado à deterioração de imagem que o PT sofreu após o mensalão e a corrupção na Petrobrás?", veja a resposta:
Os fatos precisam falar mais alto e serem mais sólidos do que as narrativas. Acredito que, no médio prazo, serão. Qual fato existe contra o governo Dilma? Nenhum. Portanto, o que estamos perdendo é a narrativa porque não há fato contra ela. O enfretamento só interessa à oposição. É na calmaria que esse governo vai deslanchar e as informações vão chegar sem ruído à sociedade. "
Como assim não tem fatos contra o governo Dilma? O maior escândalo de corrupção da história política do Brasil ocorreu no governo Dilma e iniciou-se, na melhor das hipóteses, por negligência dela. Ela mesmo confessou em uma das entrevistas que não leu os documentos que envolviam a compra da refinaria de Pasadena. Um dos delatores denunciou que as duas últimas campanhas eleitorais da presidente receberam dinheiro de corrupção do Petrolão. 

A cara de pau do novo ministro ainda é maior do que a do anterior. Não lembro em nenhum momento do Traumman ter negado que existam fatos que comprometem a imagem do governo petista de Dilma. É esta visão de praticamente negação do próprio petrolão que leva Edinho a acreditar que só falta propaganda para o governo petista dar certo. É a visão ditatorial de que o povo é sempre ignorante(e precisa ser controlado), a mídia é sempre manipuladora (e precisa ser controlada) e o governo petista está sempre certo (e precisa controlar) que levou o PT à ruína na qual está. A calmaria que ele pede faz parte do plano de falsa trégua petista que já expus em outro texto.

Ao responder a pergunta "Os panelaços intimidam Dilma?", Edinho diz:
Nada intimida a presidente da República. Quem já passou por tudo o que ela passou... Não é uma crise conjuntural que vai intimidá-la. Ela já colocou sua integridade física a serviço desse projeto, não é panelaço que vai fazer a presidente Dilma se intimidar.
É isto! Esta é a declaração definitiva de que o ministro mostra toda a face ditatorial do governo petista. Um governo verdadeiramente democrático SEMPRE se intimida por manifestações populares de insatisfação. Só um governo com pretensões ditatoriais se vê tranquilo diante da insatisfação, pois sabe que precisa de muito mais do que apenas insatisfação para ser mudado. 

Aliás, é parte do próprio perfil de uma ditadura totalitária que se ignore um tanto a insatisfação, pois no totalitarismo o povo não é representado pelos políticos, mas é o povo que tem que representar os políticos. Não são os políticos que devem atender ao povo, mas o povo deve atender aos políticos.

Há outro aspecto muito curioso na resposta: Edinho diz que Dilma já colocou sua integridade física a serviço desse projeto. Acredito que ele esteja se referindo às ações de guerrilha que a presidente realizou na época do regime militar e que o projeto é o governo petista. Ora, então ele quer dizer que já naquela época, Dilma já lutava pelo projeto de um governo petista? 

O PT, o Foro de São Paulo e a maioria dos partidos aliados do PT só viriam a existir muitos anos depois do fim do regime militar, mas Edinho confessa de que já naquela época existia um projeto gramscista semelhante ao do Foro para o Brasil.

Bem revelador. 
Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

UOL Cliques