sábado, 11 de abril de 2015

Contradições governistas sobre terceirização


Imagem: Reprodução Redes Sociais
Por Samuel Pereira

Os críticos da lei que favorece a terceirização têm toda razão. Temos um exemplo claro aqui no Brasil do quão vil pode ser essa prática.


Os médicos cubanos, terceirizados, recebem R$3 mil por mês e se submetem a trabalhar em regiões remotas de nosso país com pouquíssimos recursos. Esse salário é 70% menor que o oferecido aos brasileiros (R$10 mil) e fora isso os terceirizados cubanos são proibidos de trazer seus familiares para as regiões onde trabalham (nem mesmo podem trazer o cônjuge e filhos), sendo constantemente vigiados e ameaçados de deportação, por "supervisores" infiltrados, quando decidem ficar mais tempo com seus parentes.

O governo brasileiro agiu como um empresário (o vilão da vez), pois percebeu que não faltava médicos no Brasil (temos 2 médicos para cada 1000 habitantes, uma quantidade razoável e comparável à países desenvolvidos) e sim havia uma má distribuição. Como os brasileiros não toparam ser "franciscanos" e abandonar as boas condições e conforto das grandes cidades para ir trabalhar em áreas remotas, com um salário não muito bom para um médico (uma faculdade de medicina custa cerca de 5 mil por mês, dependendo da instituição) e sem um plano de carreira, o governo ao invés de aumentar o salário resolveu terceirizar e de quebra ajudou a financiar uma ditadura falida. Os terceirizados foram inclusive liberados do revalida, uma avaliação que todos médicos estrangeiros são obrigados a fazer antes de exercer a profissão no Brasil, o que certamente aumentará os riscos de acidente de trabalho.

Estranhamente, quando a classe médica criticou duramente a terceirização, muitos que agora estão vociferando contra essa lei atacaram os médicos, chamando-os de elitistas e insensíveis por estes não terem topado agir como "franciscanos". Disseram que a terceirização iria acabar com a mamata dos médicos, pois estes teriam que verdadeiramente trabalhar para o povo. Houve até comemoração pela chegada dos terceirizados.

Agora que a terceirização começou a ameaçar outras áreas a coisa mudou de figura. Vai entender esse povo...
Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

UOL Cliques