quinta-feira, 16 de abril de 2015

Cineasta petista quer que o estado controle os cinemas


Imagem: Reprodução Redes Sociais
Por Alexandre Borges

O comunismo foi banido recentemente da Ucrânia mas no Bananão vai bem, obrigado. E nada mais comunista do que arbitrar sobre o que você pode ou não consumir, especialmente em termos culturais.

A última dos comunistas é tentar reduzir o limite de ocupação das salas de cinema pelo lançamento de um filme. Pois é, muita gente não sabe que já há uma limitação bizarra de 35% salas de cinema que podem ser ocupadas por um lançamento, mas a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) quer passar o limite para 15%.

Se não bastassem a carga tributária, a crise econômica, a meia-entrada, a alta do dólar, os altíssimos custos para se construir e manter um complexo de salas de cinema, quando chega um blockbuster você vai ter que colocar em apenas 3 salas de 20, por exemplo. Nas outras 17 salas, que poderiam estar lotadas, haja filme B e meia dúzia de poltronas ocupadas.

O projeto é patrocinado por Luiz Carlos Barreto (que surpresa, não?). Lulista de carteirinha, ele é o dono do Canal Brasil e pai de Fabio Barreto, diretor e co-roteirista de "Lula, o Filho do Brasil". O que esperar de Barretão e uma deputada comunista tendo idéias?

Quando se aprova uma lei dessa natureza, fixando um limite para que um exibidor escolha o que pode programar em suas próprias salas, não demora para que 35% vire 15%. É como a velha piada do sujeito que pergunta à moça sentada ao lado no avião se transaria com ele por 1 bilhão de dólares. Depois que ela topa negociar, é só questão de preço.

Nunca, mas nunca mesmo, se enganem com leis polêmicas que a esquerda diz que, mesmo que você não concorde, é só um pouquinho e não vai fazer diferença. É o ovo da serpente. Quando você ouvir, por exemplo, "ah, só vamos taxar o capital em 1%, imagina", a porteira está aberta e a batalha, perdida. Hoje é 1%, amanhã é 30, 70 ou 99%. Depois que você abriu mão de um princípio, você virou a moça do avião.
Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

UOL Cliques