segunda-feira, 23 de março de 2015

Vice-líder do PT usa truque retórico para dizer "oposição não tem moral para criticar Dilma"


Imagem: Edmar Melo / JC Imagem
Por Luciano Ayan

Conforme o MP, o esquema de corrupção nos trens urbanos de São Paulo ocorria da seguinte forma: uma vez que a licitação fosse lançada, as empresas negociavam entre elas qual consórcio ou empresa venceria a disputa. Isto por que as empresas já estariam combinadas para ver quem apresentaria os menores preços para a licitação. 

Pergunta: o que um caso de corrupção destes tem a ver com Petrolão no que diz respeito ao saqueamento de um estado coordenado por um partido político? Absolutamente nada. 

Não para o vice-líder do governo Dilma, o deputado federal Silvio Costa (PSC), que disse que os deputados do PSDB e do DEM não tem "moral política" para denunciar as corrupções do PT. O motivo? A corrupção dos cartéis de empresas para a licitação de trens públicos em São Paulo.

Veja o que esta figura diz: "O escândalo de corrupção dos trens urbanos de São Paulo apenas ratifica o que eu já vinha dizendo. O PSDB e o DEM não tem moral política para agredir diariamente a presidente Dilma”. Para ele, os parlamentares destes partidos seriam os "novos pseudo paladinos da ética”. Ele conclui a picaretagem lógica: "O roubo aconteceu no governo desses três [Covas, Alckmin e Serra]. Então, com a palavra os grandes ícones da moralidade brasileira”.

A ausência deliberada de proporções se exibe aqui em todo o seu esplendor. A coisa é tão indecentes que só deveria ser respondida com base na ridicularização. Mas vou ser mais didático, pois ele sabe que não estamos denunciando corrupção "ocorrida no governo do PT". É bem diferente: estamos investigando o pior escândalo de corrupção da história, que ainda possui o agravante de ter sido criado e coordenado pelo PT. 

Não é que o PSDB e o DEM "não tem moral" para denunciar o Petrolão. Qualquer outro partido da história política brasileira, menos o PT, tem moral para isso. Nenhum outro partido chegou a tal nível de saqueamento do estado. O PT só pode ser comparado ao stalinismo e ao chavismo. Na política brasileira, em termos de corrupção, não há paralelos. 

Talvez seria cabível dizer que Nicolas Maduro não tem moral para criticar a corrupção do PT. Mas de resto, qualquer um tem moral para isso. 
Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

UOL Cliques