quinta-feira, 26 de março de 2015

Reforma política do PT é golpe! Mas você sabe explicar o golpe? Aqui vão algumas dicas.


Imagem: Ana Flávia Oliveira / IG São Paulo
Por Luciano Ayan


A primeira coisa que temos que saber é que reforma política do PT significa golpe. Mas daí vem a seguinte pergunta: "por que é um golpe?". A pergunta naturalmente surgirá daqueles mais interessados. 

Para começar, é preciso deixar bem claro que em todo país civilizado do primeiro mundo existe financiamento privado de campanha, praticado inclusive por empresas. Empresas nada mais são que organizações de pessoas físicas, e, portanto, com potencial de investimento maior. Existindo o financiamento privado de campanhas, o poder estatal pode ser combatido. 

Quando o PT coloca a culpa de seus crimes no "financiamento privado de campanha" executa um truque de transferência de responsabilidade. O problema é que eles jamais vão te contar que os donos da chave do cofre estão no PT. Logo, o financiamento privado de campanha não obriga ninguém do PT a abrir a chave do cofre. 

Enfim, a transferência de responsabilidade (do PT para o financiamento privado) é uma das piores formas de tratarmos o problema. Mas esse ainda é menor dos problemas. 

O maior deles é que financiamento exclusivamente público de campanhas é uma forma que partidos totalitários encontram para se eternizar no poder. E se você está insatisfeito com o PT, a última coisa que você quer é dar a eles uma lei que não passa de um golpe para impossibilitar qualquer forma de transição. 

Dai basta explicar os seguintes pontos, que não são os únicos:

(a) em 2014 o PT gastou mais de 200 milhões com publicidade estatal
(b) atualmente, as verbas estatais para anúncios chegam a 2 bilhões de reais por ano
(c) hoje em dia o governo gasta um dinheiro absurdo e desproporcional com os blogs estatais e com as "mídias regionais", especialmente no interior
(d) o PT se aproveita das brechas na lei para aparelhar

Enfim, o problema não está em financiamento privado de campanha, mas no financiamento estatal do PT (e das campanhas do PT, é óbvio) por parte de um partido que se dedica a saquear o estado dia após dia. 

Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

UOL Cliques