domingo, 22 de março de 2015

"Pacote anticorrupção" é apenas engodo já praticado por Lula em 2005


Imagem: Reprodução Redes Sociais
Por Aitofel de Souza

Que uma das causas que motivaram as manifestações contra o governo é a indignação das pessoas diante do nível de corrupção que o petismo produziu é fato. 


Percebendo este como um dos fatores, Dilma tentou anestesiar o descontentamento do brasileiro por meio de medidas que estão mais próximas de propaganda para enganar crianças. Ela mesma perdeu ainda mais a credibilidade, pois através de seu decreto José Genoíno foi solto. 

Há 10 anos, Lula lançava o mesmo pacote para "fim da corrupção". Tal farsa governista foi demonstrada conforme matéria demonstrando que depois das medidas anticorrupção de Lula, ela só fez aumentar ainda mais:

"O pacote anticorrupção lançado pela presidente Dilma Rousseff esta semana não é novidade. Em 2005, um ano após o início do esquema de propinas na Petrobras, ainda desconhecido, e um mês após o Mensalão ser divulgado, o ex-presidente Lula anunciou o programa que combateria a corrupção. No entanto, o Mensalão, caracterizou seu governo como um dos mais corruptos da história.

Quando lançou o pacote, há cerca de 10 anos, Lula pretendia combater fraudes e irregularidades na administração federal. Entre as cinco medidas anunciadas pelo petista estavam a determinação para a criação de corregedorias próprias nos ministérios, ligadas à Controladoria-Geral da União (CGU), e a ampliação do Portal da Transparência, que era restrito ao Ministério da justiça.
Esta semana, Dilma anunciou seu próprio pacote anticorrupção em meio ao escândalo de propinas na Petrobras. O conjunto de propostas visa inibir e punir irregularidades na administração pública. O pacote é aposta do governo para elevar a moral com a população. Entre as propostas da presidente estão a criminalização da prática de caixa dois, aplicação da Ficha Limpa para todos os cargos de confiança no âmbito federal e confisco de bens dos servidores públicos que tiverem enriquecimento incompatível com os ganhos.
Críticas ao pacote
O líder da Minoria, deputado federal Bruno Araújo (PSDB-PE), acredita que o pacote não é suficiente para acabar com a corrupção no Brasil. Para ele, falta punição. “Entre o primeiro pacote anticorrupção e o último, nesse intervalo foram vistos escândalos, culminando com o maior da história da democracia, que é o da Petrobras. O país tem legislação suficiente para punir. O mais grave é a falta de exemplo e postura moral e ética do governo”, disse.
O parlamentar vai além e critica o governo. "Tenho de plagiar o senador Aécio Neves, que disse que a única solução para tudo isso é retirar o PT do poder. A crise no Brasil, além de macroeconômica e crise política, se caracteriza por falta de liderança. A presidente Dilma não é líder, é uma invenção do Lula, maquiada pelo João Santana. O pacote tem apensa um objetivo de prestar conta de algo insuficiente e que a população já cansou de assistir as reedições”, completou Bruno Araújo.
O líder do PPS, deputado federal Rubens Bueno (PR), acredita que o pacote anticorrupção se trata de marketing. “O fato é que o governo do PT só tem discurso. Tem todo aparelho montado, mesmo com legislação, tem saída montada. O pacote é peça de marketing e eles (PT) sabem usar com muita maestria. Marketing é com eles. Ação de governo e gestão não tem nada que se aproveite”, criticou.
Para Bueno, não adianta ser criado um pacote anticorrupção se não for cumprido. "Quem tem DNA para corromper, não tem limites. Esse é o grande problema, se não tiver o mínimo de caráter, princípio, valores, não vai a lugar nenhum. O decreto do Fernando Henrique, há 12 anos, era para a empresa não se tornar competitiva. Era para ajudar a empresa e eles usaram para assalta-la, fez desse decreto o grande corredor para a corrupção, superfaturando obra. O governo não é sério, nomearam diretores que estão presos. O resultado é o mensalão e a Petrobras", completou o parlamentar".
Esse engano já está sendo chamado pela oposição de marketing. Dilma e o PT deveriam começar a respeitar a inteligência do povo brasileiro. 

Já não se pode atribuir qualquer credibilidade às declarações de "boas intenções" dessa gente. 
Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

UOL Cliques