quinta-feira, 12 de março de 2015

Os tucanos agora acertaram uma


Imagem: Fernando Donasci / Agência O Globo
Por Paulo Eneas

No vai e vem de suas ambiguidades, os tucanos erram mais do que acertam, como já mostramos aqui. Mas devemos saudar quando eles acertam. Nas últimas horas que antecedem as Manifestações de 15 de Março, a direção do PSDB emitiu nota declarando o apoio a esses atos, conclamando seus integrantes a engrossá-los. Apesar de o partido não defender oficialmente, por enquanto, a bandeira do impeachment, a nota emitida deixa claro que tais manifestações são um movimento democrático e legítimo da sociedade civil, como também já apontamos aqui, e não uma orquestração golpista das “elites”, como o PT tenta desesperada e ridiculamente dizer.


Por sua vez, o senador Aécio Neves também tomou a decisão acertada de não participar pessoalmente dos atos, para não dar munição ao estapafúrdio argumento dos petistas de que as manifestações da sociedade civil, de natureza essencialmente suprapartidária, são tentativa de um imaginário terceiro turno por parte dos que supostamente não saberiam perder uma eleição. A decisão dos tucanos e de Aécio em particular, juntamente com a realidade de dezenas de milhares de pessoas comuns que irão às ruas, irá derrubar por terra esses argumentos mentirosos e fantasiosos do PT.

A direita tem razões de sobra para criticar o PSDB por conta de suas ambiguidades históricas. Mas é necessário ter inteligência o bastante para que essa crítica não sirva para empurrar os tucanos para os braços dos petistas. Pelo contrário, devemos fazer um esforço para puxar os tucanos para o centro, por meio da pressão política sobre eles. E é justamente isso que vem ocorrendo nesses dias: as recentes declarações desencontradas de lideranças tucanas, especialmente de FHC que anda fazendo muita “sociologia pela imprensa”, são reflexo do tensionamento que o ambiente político está impondo ao partido, e isso por si só já é muito positivo.

Esperamos e desejamos que nas Manifestações de 15 de Março estejam milhares e milhares de tucanos e de seus eleitores, engrossando o contingente de milhões de brasileiros de diferentes cores políticas que querem ver o fim desse desgoverno de Dilma e do PT o quanto antes.
Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

UOL Cliques