sexta-feira, 27 de março de 2015

O duplo-padrão do UOL/Folha na cobertura das manifestações em SP


Imagem: Filme "O Mentiroso"
Por Thiago Cortês

Na sexta-feira, 27, a Apeoesp (Sindicato dos Professores de São Paulo) convocou uma assembleia-manifestação com os professores grevistas na Avenida Paulista. Os grevistas decidiram estender a paralisação – como é de praxe em anos pré-eleitorais.

O interessante na “notícia” é tão somente a possibilidade de comparação com a cobertura que o grupo UOL/Folha fez do protesto anti-Dilma em 15 de março. 

O UOL deu destaque à assembleia da Apeoesp como um grande acontecimento e informou na “capa” do portal que a “Avenida Paulista está fechada”. 

Ao abrir o álbum de fotos, contudo, é possível verificar que apenas uma faixa da Paulista foi ocupada pelos manifestantes. Ela não ficou totalmente fechada, como sugeriu a reportagem.

Mais interessante ainda foi o portal UOL oferecer ao internauta como verdadeiro o número de participantes informado pelos organizadores:
“Segundo o sindicato, cerca de 60 mil pessoas participaram do ato”.
No dia 15 de março, os organizadores da manifestação anti-Dilma e a Polícia Militar do Estado de São Paulo constaram a presença de mais um milhão de pessoas. O portal UOL e a Folha ignoraram organizadores e PMSP e disseram que havia apenas 210 mil.



Veja abaixo a foto da Avenida Paulista na manifestação da Apeoesp:

Foto UOL/Folha: tem 60 mil pessoas aqui?
Agora veja outra foto da Avenida Paulista no protesto anti-Dilma de 15 de março:

Foto Redes Sociais: tem apenas 200 mil pessoas aqui?
Para não restar dúvidas, outra foto do grupo UOL/Folha do dia 15 de Março:


No mundo mágico dos jornalistas do UOL/Folha tem sempre menos gente na Avenida Paulista quando a manifestação é contra o PT. Não importa o que digam os fatos.
Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

UOL Cliques