terça-feira, 17 de março de 2015

A hora em que a oposição precisa aparecer


Imagem: Pablo Jacob / Agência O Globo
Por Alexandre Borges

Relembremos o que disse Olavo de Carvalho em junho de 2013, durante aquelas manifestações "apartidárias" e sem lideranças:
Se houvesse UM líder patriota com fibra suficiente para assumir a dianteira da confusão, eu estaria apelando a todos os cristãos e conservadores para que o seguissem, para que fossem às ruas e mostrassem a sua força, numericamente muito superior à dos contratados de George Soros. Mas esse um não existe. A única opção é ficar em casa ou aceitar ser massa de manobra.
O próprio Olavo mandou uma mensagem para Aécio depois da derrota eleitoral:
Mais do que nunca, a oposição, neste momento, precisa de um líder que a unifique e a represente. Esse lugar pertenceria naturalmente ao sr. Aécio Neves. Mas se em vez de unificar a oposição ele prefere exaltar uma fictícia e impossível "união nacional" com a sra. Dilma Rousseff, parece que ele não deseja o posto. Nunca um homem que a afeição popular ergueu tão alto se apressou tanto em descer para uma subalternidade humilhante, desnecessária, inútil e vergonhosa. Espero, sinceramente, que ele tome consciência da situação e, antes que seja tarde demais, assuma um comando que é seu, não para uma união COM Dilma Rousseff, mas CONTRA ela.

Poucos líderes conquistaram tão rapidamente o coração do povo como o sr. Aécio Neves. Será ele louco o bastante para, em prol das boas relações com que os que o odeiam, voltar as costas à multidão que o ama? Seu primeiro pronunciamento após a eleição parece indicar que sim, mas espero que, passado o atordoamento momentâneo, ele volte a si. Ninguém, entre seus milhões de eleitores, o escolheu como mensageiro de paz, mas como líder guerreiro. Se quer a paz com a sra. Dilma Rousseff, será uma paz em separado, CONTRA os seus eleitores. Ninguém, na massa popular, o seguirá nessa capitulação desvairada.

Por favor, façam chegar estas mensagens ao sr. Aécio Neves.
Rodrigo Constantino escreveu uma carta aberta a Aécio no mesmo tom após a derrota eleitoral:
Agora é hora de organizar a oposição e manter a chama da esperança acesa, em todos aqueles que ainda sonham com mudança. Eis o papel que milhões de brasileiros esperam de você: assumir essa liderança efetiva, firme, em defesa de nossas instituições, de nossa própria democracia, de nosso futuro.
Em 2011, no primeiro ano do governo Dilma, Rodrigo já havia mandando um recado claro para os oposicionistas:
A oposição está ausente, passiva e não respeita os 44 milhões de votos das últimas eleições. Mesmo o senador Aécio Neves (PSDB) não demonstra ser uma liderança efetiva da oposição. Críticas pontuais não são suficientes no momento. É preciso ter uma oposição ativa. Em vez disso, nossa oposição está se digladiando entre si, desmoronando ou pensando em aderir parcialmente ao governo. Fica a sensação de que querem apenas o poder e seus vastos recursos, sem um projeto verdadeiro para o país.
O Brasil não tem uma liderança fora da esquerda desde que Carlos Lacerda teve seus direitos políticos cassados há quase 50 anos, por isso não é de se estranhar que quem é contra o PT nem consiga imaginar o que é ter alguém na linha de frente com uma agenda positiva, idéias e propostas para não só tirar a esquerda do poder como oferecer ao país uma visão política alternativa.

É natural que muitos interpretem a falta de ação, coragem e sabedoria da oposição e de Aécio como prudência por absoluta falta de lembrança do que é uma liderança que defenda sem meias palavras a economia de livre mercado, a responsabilidade individual, a meritocracia, o estado democrático de direito e a liberdade.

Como o próprio Olavo de Carvalho fala há anos, sem liberais produzindo cultura, análises conjunturais e desenhando estratégias políticas, o sentimento antipetista continuará acéfala e sem rumo.

Há décadas não havia tanto espaço para o surgimento de novas lideranças, o brasileiro cansou do PT mas não sabe quem vai colocar no lugar. A hora dos candidatos à vaga aparecerem é agora. Ou nunca.
Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

UOL Cliques