domingo, 8 de fevereiro de 2015

O PT destruindo sonhos de estudantes: FIES promete e não cumpre


Por Luciano Ayan

Desde que Dona Dilma disse a uma economista qualificada e desempregada para estudar no PRONATEC em campanha eleitoral, já estava claro que sensibilidade é algo que este governo não tem. A coisa fica ainda mais evidente depois da matéria do Globo mostrando que o FIES voltará a aceitar novos contratos “ainda neste ano”


Ocorre que o ministro da Educação, Cid Gomes, afirmou na quinta-feira (5) que o sistema do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) só seria reaberto para novos contratos depois de ser concluída a negociação do MEC com as instituições privadas de ensino superior. 

Usando o gerundês tradicional e sem dar um prazo fixo, Gomes disse, sem se corar: 
O que eu lhe asseguro é que, para esse ano, novas vagas serão abertas. Quantas, e quando, é esse processo, é a agilidade desse processo de discussão, de entendimento entre os envolvidos. 
Espere aí, espere aí… “neste ano”? Acontece que desde o começo de 2014, quando ocorreram as alterações no FIES e o site foi fechado durante quase um mês, várias reclamações começaram a surgir. Mas depois das declarações desastradas e insensíveis do ministro, agora mesmo é que explodiram de vez, como você pode ver abaixo na mesma matéria no Globo a respeito de um drama que não pode ser tratado com tanta insensibilidade:
  • Beatriz Barcelos: Hoje me matriculei no curso de arquitetura e já não tenho ideia do que fazer. Estava confiante que o site do FIES fosse reabrir em breve, afinal, seriam só umas mudanças. Minha avó tirou dinheiro de onde não tinha. R$ 1281,60 pra ser exata. E agora sem o fies eu faço como? A outra mensalidade já chega no fim de fevereiro e é muito triste pensar que somos muitos passando por essa situação. Não é com um salário mínimo que eu consigo pagar minha faculdade, viu? Não estamos pedindo esmola, e sim profissionalização. Mas por que financiar profissionais, se nem mesmo o sr. ministro da educação é um?
  • Henrico: Prezado(a) Estudante, O Sistema está aberto inicialmente para contratos em andamento. Para novos contratos o sistema estará disponível em breve. Atenciosamente, Ministério da Educação ISSO É UMA PALHAÇADA O QUE ESTÃO FAZENDO COM NÓS, ESTUDANTES!
  • Faculdade: As faculdades não conseguem utilizar o sistema SISFIES para fazer aditamento dos contratos antigos. O MEC sabe disso, pois ocorre erro no sistema e os atendentes já sabem até o código do erro. Os contratos não estão sendo renovados devido a erro no sistema. Alunos estão aflitos pois não sabem quando o sistema voltará a funcionar plenamente. É interessante investigar e questionar o ministro, que aparenta não estar sabendo do que realmente ocorre. As faculdades estão adiando o início do semestre pois não tem segurança nas informações que o ministro vem dando. 2015 é muito vago!
  • Ramarine Ramos: É cada dia mais triste você entrar no site do FIES com esperanças de ter aberto para novas inscrições, até mesmo ter uma data de previsão… Infelizmente segunda feira irei na faculdade CANCELAR minha matrícula, pois não tenho como ir “mantendo”, pagando 2.000 reais todo mês até abrir as inscrições! Dói você ver seu sonho que batalhou muito ser ADIADO por um tempo indeterminado! Assim como eu, há MILHARES de alunos que irão ter que fazer o mesmo, é triste demais!
  • Angelo Geraci: Isso é um absurdo, já estou matriculado na faculdade e já comecei as aulas, já tive que pagar uma mensalidade mas não tenho condições de dispor de 1500,00 reais por mês, estou com esse problemas assim como milhares de estudantes e o Sr. Cid Gomes vem com uma notícia dessas, isso é um completo absurdo, estamos sendo prejudicados, é triste ver como está a situação desse país, é muito triste…
  • Marcus Magalhães: Fiz minha pré-matrícula na Faculdade de Direito e já até frequentei as aulas da primeira semana, mas agora venceu o prazo do boleto da matrícula de 1350 reais que o o pessoal do FIES me disse para não pagar, mas agora acho que vou ter que fazer um empréstimo pra pagar, porque ainda por cima tem a multa pelo atraso… Entro todo dia no site do SISFIES com a esperança de ter aberto. Agora me deparo com essa notícia em que o senhor ministro Cid Gomes me diz que ESSE ANO vai abrir ainda?! ISSO ERA PRA ONTEM ANIMAL INCOMPETENTE
  • Katia Moreira: Decepção! Todos temos que solicitar o FIES até junho, senão teremos que pagar um semestre inteiro. E a pergunta como conseguir pagar? Infelizmente a Educação do nosso pais é tratada em segundo, terceiro plano. E ai Dilma cade seu pronunciamento, cade suas explicações. Melhor cade o resultado, porque de explicações e ladainhas todos nos estamos de saco cheio…
  • Henrico: E eu? E todos que pagaram, se inscreveram na suas respectivas faculdades, que teoricamente tem vinculo com o FIES? Como fica??? Sr. ministro, só acho que a vossa pessoa poderia dar um prazo mais preciso, e fazer jus ao vosso cargo, pois como eu, há milhares de Brasileiros querendo ser alguém na vida, mas tá difícil, porque nesse país, infelizmente nada acontece se não colocamos a boca no trombone!
  • Claudio Trainoti: Eu já paguei minha matricula como faz agora? Eu vou ter que pagar os próximos meses???
  • Davi Pinto: Então né. Não sei o que faço, em dezembro fiz a matricula, paguei uma taxa que não tinha mesmo o dinheiro, dividi até no cartão, pra que? Pra pegar o FIES, dai, me deparo com isso. Como assim esse ano Sr. Cid Gomes? Nós, estudantes que precisam do FIES precisamos disso pra ontem. Minha mensalidade vence em poucos dias, e ai eu vou deixar sem pagar? Trancar a faculdade? O que eu faço? Acho que vocês devem parar de ser tão egoístas, e parar também de agir feito macunaima e pensar no bem em comum, para todos nós, estudantes, pois os seus ‘filhos’ sem esforçar muito, já tem tudo pago, não é?
  • Grazí Càstro: Isso é um absurdo! Concordo com TODOS os comentários feitos aqui embaixo e, provavelmente, com os que serão feitos aqui em cima! Dona Dilma, quando em campanha, só sabia abrir a boca pra falar destes programas educacionais — até quando se perguntava sobre um assunto diferente. Daí neste ano lançou o governo com o slogan “Brasil, Pátria Educadora!”. Faça o meu favor Presidenta e Ministro Abestado, não percebem que mudar as regras do jogo no meio dele prejudicam potenciais talentos do país? Se não melhorarmos deste jeito, NUNCA sairemos desta mediocridade!
  • Claudio Trainoti: Meu sonho foi cursar Engenharia Civil, acabei o colegial ano passado, terminei achando que eu ia começar a fazer faculdade em 2015 já. Agora vou ter que adiar meu sonho.
  • Kmyla Salles: Eu por exemplo já paguei a matricula no curso de Direito, comecei a estudar essa semana. Porém não tenho nem o dinheiro para pagar a mensalidade de fevereiro, moro sozinha e pago aluguel. Como é que nós ficamos? Nós que somos pessoas que batalhamos e temos éticas procuramos ser honestos, por que é de gente como nós que a sociedade precisa. Fico revoltada com tanta coisa que está acontecendo em nosso país, e as pessoas não abrem os olhos.
  • Joappaz: VERGONHA, SR. CID GOMES, o SR. está ceifando sonhos de muita gente, e isso é imperdoável, o seu e o dessa Presidenta medíocre está guardado.
  • Filipe Carvalho: Eu também já paguei a matrícula e estava esperando o site voltar ao ar. Passam-se dias e ninguém dá notícia sobre nada. Aí do nada esse Cid Gomes fala que ainda esse ano o site voltará a aceitar novos contratos. Ok, se o site iria ficar fora do ar por conta de manutenção, por que não avisou? Por que agora nós teremos que arcar com a despesa da matrícula e ficar por isso mesmo? Por essa e por muitos outros motivos eu digo que esse país é um câncer, e dos piores.
  • Mariza Ramos: Paguei a matrícula da faculdade do meu filho de R$ 810,00 inicio de Dezembro aguardando a liberação do FIES em 2015. No final de Dezembro mudanças travaram o site no inicio do ano. Mas ainda assim eu continuei na esperança de que a qualquer momento estaria disponível. Agora isso! Boleto de Fevereiro já chegou, eu não tenho condições de pagar! Estava na esperança de que o site estaria liberado antes do vencimento. Absurdo! Abuso!!! Indignada!!!
  • Marcelo Coelho: Minha namorada e eu fizemos as nossas matriculas e não vamos conseguir estudar, pois ela pretendia fazer medicina veterinária e eu engenharia elétrica e não temos condições de pagar a segunda parcela já que o curso de 2200 reais e o meu e 1200.
  • Bernardo Reis: Precisamos do FIES para ontem, as aulas já começaram e isso é um total descaso com os jovens Brasileiros que precisam tanto desse financiamento. Queremos o sistema funcionando imediatamente, com ou sem alteração. Esse caso tem que ser resolvido URGENTE. Isso DETERMINA o futuro de MUITOS JOVENS. ACORDA BRASIL!!!
  • Williane Oliveira: Lamentável, paguei a matrícula e fiquei torcendo para que o FIES abrisse logo as inscrições para não ter que pagar novamente a mensalidade, o curso de MEDICINA VETERINÁRIA é de valor bem “salgado”, e com desconto fica 1.920,00 e venceu ontem! Minha família teve que fazer um empréstimo para poder pagar, e para que eu garantisse minha vaga. “Este Ano”, quase que dizendo “Desistam, vocês não tem condições de ESPERAR nossa boa vontade”. Isso é Brasil.
  • Claudio Bittencourt: Meu Deus , não sei o q fazer, meu filho estava todo empolgado porque tinha feito a matricula ontem e agora vem essa noticia, neste momento ta na cama chorando e eu aqui com o coração partido. As aulas começam no dia 27 se fevereiro e ele não vai poder ir porque não vai sair o financiamento. A gente estava confiante no FIES. Eu não tenho como pagar nem a metade do curso q ele sonha em fazer que é engenharia mecânica. Pelo amor de deus senhor ministro devolva o sonho dele pra min.
  • Lucas Castro: ESTE ANO? Tem uma galerinha que pagou a 1ª parcela pra entrar na faculdade, esperando o site abrir para novos contratos o mais rápido possível, e eu estou incluso nisto. ISSO É UM DESCASO COM O POVO, AGORA EU ENTENDO O MOTIVO DA VEJA PEGAR TANTO NO PÉ DA ”PRESIDENTA” DO BRASIL.
  • Fernando Silva: Por que a senhora presidenta não lançou essa portaria do FIES antes de sua reeleição, sua covarde!
  • Lucas Feitoza: Irresponsabilidade do ministério da educação que desde janeiro vinha informando que o site voltaria a funcionar no dia 18/01. Se queremos financiar uma faculdade é porque não temos condições de pagar a mensalidade. O Ministério da Educação mais uma vez falta com sua palavra pois o ano letivo das instituições já começou e só quem perde é o estudante.
  • Camila Chaves: A palavra certa é: INDIGNAÇÃO!!! Fiz a matricula com o valor isento, na esperança de que esse site voltasse ate HOJE, não ESSE ANO. As minhas aulas começam segunda e eu não ganho nem 1/4 do valor da mensalidade. Contei com o fies para realizar o meu sonho, mas já vi que ele será adiado, sabe Deus por quanto tempo… Esse governo é RIDÍCULO, essa presidenta é RIDÍCULA, essa política, tudo, tudo… E agora o que vou fazer? NADA, ser mais uma ninguém enquanto essa mulher rouba tudo. Descaso total com milhões de alunos que perderão mais um ano por culpa de um governo que só presta para ROUBARRR!!
  • Zaira Prado: Meu filho esse ano talvez conclua o curso de engenharia na UNIP-BAURU… Digo que talvez devido à essa palhaçada chamada de “adequações” pra melhor qualidade de ensino imposto pela pessoinha DILMA…o FIES do meu filho foi bloqueado perante a alegação de que desde de 2012 o ditamento esteja na situação de “aguardando”. Pergunta: como a faculdade aceitou essa situação até agora sem aviso prévio de bloqueio? Resultado: meu filho só poderá fazer a matrícula do último ano caso quite todas as mensalidades desde 2012, hoje por volta de R$ 1.100,00/mês. DILMA, sua derrota de alguma forma é fato!
  • Lucas Mota: Entro na página esperando ler “NOVOS CONTRATOS EM UM MÊS” (O que já seria ruim, pelo fato de minhas aulas começarem em fevereiro). E aí me deparo com: “AINDA NESTE ANO”. Que absurdo.
  • Thays Faustino: Meu Deus, isso é uma palhaçada, a minha faculdade começa agora em março, e é muito caro, eu não tenho o valor da mensalidade, pra pagar. Poxa, podiam faze um esforço e liberar agora essa semana. Quanta gente que vai perder a oportunidade de estudar por causa dessa palhaça. Dilma você devia se por no lugar dos estudantes, para ver como nos estamos agoniados, sem saber que dia que o site vai ser liberado….
É isto aí, meus amigos. Triste mas verdadeiro.

Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa: por ser um liberal, eu até concordo que educação não deveria ser bancada pelo estado. Mas a partir do momento em que existem acordos e expectativas geradas, o liberalismo também deve exigir o óbvio: “cumpram com o prometido”.

O PT está simplesmente de sacanagem…
Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

UOL Cliques