segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Nivaldo Cordeiro e a terrível ilusão de quem chama socialistas de "enganados"


Imagem: Reprodução vídeo de Nivaldo Cordeiro
Por Luciano Ayan

Ao final deste post vocês poderão acompanhar um vídeo fundamental, no qual Nivaldo Cordeiro faz uma crítica sensacional a uma das manias mais pervasivas e destrutivas não só de sociais democratas, como até mesmo de algumas pessoas da direita.

É a mania de chamar um enganador de "enganado", especialmente no momento em que se avalia o socialismo.

Embora Nivaldo não tenha chegado nesta profundidade, a mensagem dele é clara e imprescindível: enquanto existir muita gente dizendo que o PT "comete equívocos" ao "confundir" estado com o partido, teremos uma visão completamente nublada da realidade. Ao contrário: fundir o partido ao estado é a estratégia central do partido, através da qual é possível ter boas chances de adquirir o poder totalitário. Isso é Gramsci puro.

O cérebro humano é uma máquina tão poderosa quanto perigosa, geralmente para nós mesmos. Assim como temos alto potencial de criar coisas maravilhosas, também podemos nos enganar com crenças erradas sobre pessoas mal intencionadas. No momento em que tomamos fraudadores como pessoas "enganadas", o cérebro tende a entrar em uma espécie de colapso.

Isto acontece porque institivamente pessoas enganadas são compreendidas, pelo nosso subconsciente, como merecedoras de pena, comiseração, compaixão e até cuidados. As vezes carinhos. Esses sentimentos vindos do subconsciente vão nos influenciar no tratamento de enganados.

Já diante de um fraudador claramente identificado como tal, nosso subconsciente está muito mais bem preparado para ligar sinais de alerta, precaução e auto-proteção.

Em outras palavras, quem profere o dogma injustificado de que "O PT se enganou ao confundir o estado com o partido", está nos prejudicando na nutrição das sensações subconscientes mais adequadas para tratar os petistas. Ou seja, como totalitários que realmente são, dignos de combate político ininterrupto.

Veja o ótimo vídeo de Nivaldo:

Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

UOL Cliques