terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Grécia: Deputado do Syriza afirma que participou de uma "ilusão"


Imagem: Reprodução Redes Sociais
Por Luiz Aguiar

Até bem pouco tempo atrás o Syriza era a vanguarda de esquerda na Grécia. Agora que viram como as coisas são, as dificuldades que iriam enfrentar, a perda da assistência da Zona do Euro, resolveram voltar atrás e pediram o aumento do prazo da assistência. Se dizendo indignado com tal situação, Manolis Glezos, político mais velho do Syriza, manifestou sua oposição ao fato de seu partido ter alargado o programa.

Ele afirma que o partido foi eleito pelo povo grego contra a austeridade. Diz que tal decisão deveria ser respeitada. Pediu desculpas ao povo grego por ter ajudado nesta “ilusão”. De fato, ele deveria mesmo pedir desculpas por construir tal ilusão, porém o maior devaneio de todos é o fato dele acreditar que calotes em dívidas melhorariam a situação do povo grego. 

Segundo Glezos, o regime de austeridade é uma estratégia não apenas das oligarquias da Alemanha e dos outros países credores, mas também da oligarquia grega. Para ele, embora alguns digam que num acordo concessões são necessárias, entre “opressor” e “oprimido” não pode haver compromisso, assim como não deve haver compromisso entre o escravo e o tirano. 

Glezos coloca os países centrais da zona do Euro como “opressores” e pede para que o povo reaja, antes que seja tarde demais e antes que continuem na direção errada. A verdade é que era o Syriza que já estava na direção errada, quando disse que ia quebrar acordos e não iria honrar compromissos previamente acertados. O curioso é quando ele afirma que a “liberdade é a única solução”. Ora, o que o Syriza e os outros partidos da esquerda mundial querem é exatamente a falta de liberdade (não apenas a falta de liberdade econômica, mas também de outras liberdades). É como naquela famosa citação do livro 1984 de George Orwell: 

“Guerra é Paz; Liberdade é Escravidão; Ignorância é Força”
Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

UOL Cliques