quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Em época de vacas magras, PT vai recorrer à militância para reforçar o caixa. Mas deve ter caroço no angu...


Imagem: Reprodução Redes Sociais
Por Luciano Ayan


A ideia é a seguinte: por causa de uma queda de 42% de receitas oriundas do Fundo Partidário, e por causa da Operação Lava Jato (que fez os investidores privados darem no pé), o PT estaria montando uma campanha para obter doações da militância para reforçar o caixa partidário de 2015. 

No plano estaria incluída a distribuição de carnês para voluntários, que poderão fazer contribuições mensais. E, assim, o PT compensaria o caixa baixo. 

Veja um pouco mais:
O PT ainda não calculou o impacto da Lava Jato e da pulverização de legendas nas contas partidárias. Alguns dirigentes falam em uma perda de R$ 1 milhão ao mês, correspondentes a cerca de 10% do orçamento petista, que foi de R$ 123 milhões em 2013.

Sem avião. Embora o partido não admita oficialmente, a falta de recursos já pode ser sentida. No dia 6 de fevereiro o diretório nacional se reuniu em Belo Horizonte antes da festa de 35 anos do PT. Além das comemorações, a Escola Nacional de Formação e a Secretaria de Comunicação promoveram encontros de dirigentes estaduais. Muitos deles tiveram que ir de carro até a capital mineira, pois a direção nacional se recusou a bancar passagens aéreas.
Ok, ok... até entendemos as dificuldades financeiras. Por culpa do próprio partido. E não estou com pena. 

Mas tem algo que não está batendo nesta conversa: se o PT está tendo uma grande debandada de militantes (desolados com o partido), este é o pior momento para obter doações destes militantes. O percentual de pessoas que tinha o PT como partido favorito era 22% antes do novo mandato de Dilma. Agora está em 12%. E descendo a ladeira...

Ou então pode existir uma outra hipótese: utilizar falsos doadores para lavar dinheiro oriundo de fontes ilegais. Para um partido que já fez o diabo, é mais que forçoso suspeitarmos disso. 

Um auditor iria observar o padrão das doações particulares, e avaliar se aumentariam. Várias análises cruzadas, mesmo sem quebra de sigilo bancário (só para um segundo momento), poderiam ser úteis.

Fiquem de olho no PT neste momento. Ou acredite se quiser.
Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

UOL Cliques