segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Como reagir diante de professores doutrinadores na universidade?


Por Luciano Ayan

Um leitor postou um questionamento muito pertinente, especialmente por ter a ver com algo que afeta a vida de muitos estudantes brasileiros. Veja:
Luciano, desculpe incomodá-lo, mas é que estou com um grande receio e acredito que você possa ajudar, o ano letivo na minha universidade está para se iniciar, a esta altura já sei quem serão os meus professores, mas descobri que um professor meu de Direito Civil é um petista convicto, e pelo que eu ouvi de amigos que já tiveram aula com ele me deixou extremamente apreensivo pra falar a verdade, eu sempre leio seu blog quando posso pois o considero muito útil, mas por incrível que pareça eu não sei o que fazer nesse caso em especial por isso peço sua orientação.

Esta é uma situação realmente complicada. Ou não. Tudo depende da reação a esses eventos. 


Nestes casos, sugiro recobrar o primeiro principio da arte da guerra política: política é guerra por outros meios. Por isso, precisamos entender qual nosso objetivo antes de empreender batalhas políticas. Se o território for inóspito, a briga pode não valer a pena. 

Em ambientes de trabalho, por exemplo, eu já cheguei a sugerir a dissimulação. Isto quando o ambiente é desfavorável, é claro. 

Tudo vai depender dos colegas. Se eles forem em maioria liberais/conservadores, o ambiente pode se tornar favorável. Se estes forem uma minoria, ocorrerá o inverso. Então aqui o negócio é esperar para ver, antes de tomar as decisões. 

Hoje em dia, se eu tivesse um professor petista convicto, em um ambiente desfavorável, iria aproveitar para curtir toda a situação, e até partiria para sátiras tão sutis que os socialistas não seriam capazes de entender. 

Enfim, avalie antes de tudo o ambiente. Depois, se o ambiente for favorável, empreenda o combate. Caso contrário, guarde suas energias para disputas em outro território.

Neste caso é especialmente importante não partir para o confronto, mas não se deixar dominar mentalmente pelos zumbis que inexoravelmente seguirão o professor.
Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

UOL Cliques