domingo, 15 de fevereiro de 2015

Blog governista ataca Joaquim Barbosa por exigir honestidade


Imagem: Reprodução Redes Sociais
Por Luciano Ayan

Depois do golpe jurídico praticado pelo ministro da justiça José Eduardo Cardozo logo antes do Carnaval, o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa falou algumas verdades inconvenientes: todo brasileiro honesto tem o direito e o dever de exigir da demissão do ministro da justiça. 

O Brasil247, blog da base governista, publicou uma matéria na qual tenta, acreditem se quiser, defender esta aberração. Leia um trecho:
Barbosa decidiu causar neste Carnaval após a denúncia, publicada em Veja, de que Cardozo recebeu, em seu gabinete, advogados de empresas citadas na operação Lava Jato – o que é um fato corriqueiro.
Em nota divulgada neste sábado, Cardozo declarou que recebe advogados sempre na agenda oficial e que todos têm o direito de relatar eventuais violações de direitos: “Advogados têm o direito de serem recebidos por autoridades públicas (Art. 7º, VI, “b”, da Lei nº 8.906/94). O ministro da Justiça e os servidores do Ministério têm o dever legal de recebê-los”.
Que truquezinho mais sujo este do Brasil247, e utilizado também por Cardozo. Eles simplesmente consideram parte do evento sob discussão como fosse todo evento e, cinicamente, dizem: "Que há de mal nisso?". 

Vamos a um exemplo. Suponha que um sujeito esteja sendo investigado por dar carona a um outro. Este é estrangulado na estrada, tendo o seu corpo jogado na ribanceira. Ele pode dizer: "Mas que crime existe em dar carona para outra pessoa? Isso é um fato corriqueiro.". Sim, é verdade, mas não é um fato corriqueiro que o sujeito que deu carona estrangule o caronista. E este é o ponto da acusação. Não a carona em si. 

Este é exatamente o mesmo truque tentado pelo blog governista e por Cardozo. Ninguém está discutindo reuniões, mas o uso de informações privilegiadas por um ministro da justiça, para sabotar uma investigação. Cardozo não deveria ser apenas demitido. Deveria ser punido judicialmente.

O trecho mais revelador vem abaixo: 
Agora advogado e palestrante, ele tem ambições políticas e já se prepara para disputar a presidência da República em 2018, com um discurso moralista, na linha do "nós, brasileiros honestos...", e representa uma séria ameaça à democracia brasileira.
Isso explica muita coisa. Para os petistas, quem faz discursos focados na honestidade representa uma séria ameaça à democracia brasileira. Bem, isso nos já sabíamos. "Democracia" para eles sempre incluirá servidão diante de sua tirania. Provavelmente quem escreveu este texto cometeu um ato falho. Melhor para nós, que investigamos seus discursos diuturnamente.
Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

UOL Cliques