domingo, 1 de fevereiro de 2015

Aécio diz que “a mentira venceu a eleição”. Não, não foi não…


Por Luciano Ayan

Um Aécio mais barbudo voltou à cena nos últimos dias, mas repetindo um discurso já um tanto batido – e já está na hora de atacar mais a proposta de censura de mídia e a candidatura de Chinaglia. 
Destruíram nossa maior empresa e não tiveram a capacidade de, agora, reconhecendo os desvios, minimizar as perdas […] Cada vez mais, vai ficando claro que quem venceu as eleições foi a mentira, infelizmente, e não a verdade.

É preciso que se diga que de fato o PT mentiu mais que o Barão de Munchausen. Mas não é por isso que o PSDB perdeu. A derrota veio por que as milhares de oportunidades dadas pelo PT (isto é, as mentiras) não foram convertidas em misseis teleguiados pela campanha tucana.

Uma mentira descoberta sempre fornece ao outro lado uma oportunidade de desmascarar um impostor. Todavia, desmascarar um impostor não é o mesmo que ficar na defensiva, “rebatendo mentiras” ou dizendo “a cada mentira, viremos com uma proposta”. Desmascarar um mentiroso é imputar ao oponente o rótulo de desonesto, cínico e mentiroso, especialmente quando isto é cabível. Os shamings não podem ser economizados.

Bastou que Marina falasse que votou a favor da CPMF (o que é verdade) para o PT chamá-la de mentirosa, sem economia de termos – e aqui o PT é que mentiu, pois Marina disse que “já havia votado a favor da CPMF” e não “jamais votei contra a CPMF”. Observe que mesmo sem uma oportunidade em mãos, o PT se aproveitou para rotular sua adversária de mentirosa. Enquanto isso, o PSDB tinha muitas oportunidades reais e legítimas a mais, sem aproveitá-las.

Daí fica muito fácil colocar a culpa nas mentiras do oponente, ao invés de reconhecer que o PT nada mais fez que sua obrigação de acordo com seu senso moral (perverso). Enfim, mais uma vez a oposição reclama pelo fato do adversário fazer o que devia ter feito, enquanto eles próprios não fizeram sua obrigação.
Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

UOL Cliques