quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Como melhorar o transporte sem demagogia: um pouco sobre a aula pública do MBL no dia 23/01


Por Luciano Ayan

No último dia 23/01, o Movimento Brasil Livre deu uma aula pública sobre como melhorar o transporte, e sem demagogia. Justamente em um período onde as bizarras manifestações do Movimento Passe Livre voltaram à tona. Enquanto estes últimos acreditam em almoço grátis, a turma do MBL aproveitou para usar a razão e a lógica e mostrar que as coisas não funcionam bem assim.


Eventos deste tipo tem seu principal valor na abertura de discussão, como afirma um dos organizadores, Kim Kataguiri: “Foi um evento muito bom, além das expectativas dos organizadores. O objetivo era entrarmos na discussão do transporte, quebrando a dicotomia entre a situação atual e as propostas do passe livre”. Como resultado, o evento foi coberto por órgãos como Folha, El Pais e The Economist.


Não poderiam deixar de aparecer esquerdistas (da turma pedindo “passe livre”). Questionado sobre se atingir também esse público era um dos objetivos, Kim responde: “Com certeza, atingimos um público fora da bolha liberal/libertária/conservadora porque atraímos as pessoas com o show de rock. Muitos indecisos e esquerdistas saíram de lá interessados no liberalismo.”

Uma das inovações do MBL tem sido o discurso mais simples, de forma compreensível para tantas pessoas quanto possível, especialmente aquelas que pertençam às classes mais baixas – pois, como Friedman já ensinou há várias décadas, ali estão os maiores beneficiados de um país com mercado mais livre e menor opressão governamental. Veja mais, nas palavras de Kim: “Acho que a maior parte dessa mudança de aproximação se deve ao nosso trabalho, do Movimento Brasil Livre, largamos o excesso de teoria de radicais libertários e a histeria dos radicais conservadores e buscamos nos aproximar da população da forma mais leve possível, de forma com que ela mal perceba que está aprendendo política.”

O vídeo abaixo dá uma palhinha de como foi o evento, que contou com, além de Kim, a presença de Fabio Ostermann e outros convidados.


Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

UOL Cliques